Obra de arte, em primeiro lugar é
isto que eu faço, sem dúvida, porque eu sou um artista plástico, estou bem
colocado em minha posição pelo motivo de entender bem o significado das
palavras. Como cada produto deve ser
tratado de maneira correta pela sua preservação, é natural que deve ser levado
em conta também a sua composição se é que se quer levar em frente a expectativa
por sua duração. Obra de arte deve ser valorizada pela sua beleza e sacrifício ao
ser produzida, pois muitas vezes ela foi construída com suor, cansaço e até dor,
pelo seu criador ou elaborador, até alcançar um espetacular resultado sendo
este um fato que poucos conseguem realizar. A partir disto seu proprietário detendo o direito
de posse deve saber que estas peças são carentes de cuidados e é
automaticamente assim responsável pela sua preservação, seguindo as instruções
do especialista que as criou.
No caso das esculturas de papel,
de qualquer tamanho, exige se que ao ser produzida, a mesma seja
impermeabilizada, primeiro com esmalte e depois de adicionada as cores
necessárias, pode se então dar o toque com verniz ou com silicone liquido
produzindo assim sua impermeabilização, que quanto mais camada aplicada melhor
para sua proteção, não seguir estes procedimentos, deixando as peças ao alcance
de pessoas que naturalmente irão tocá-las ou crianças que mesmo sem querer irão
escrever nelas, furar e até subir encima escalando-as, naturalmente o
responsável pela deteorização destas obras, será somente de seu proprietário e
não do artista que bravamente as construiu.
Pela sua impermeabilidade elas podem até serem
deixadas ao ar livre por longo tempo, mas sem agressões que possam expor as
fraquezas das mesmas.
